QUAL IMPORTÂNCIA DE UM CONTRATO BEM ELABORADO NA MINHA EMPRESA?
- sheilaoliveiraadv
- 11 de fev. de 2022
- 2 min de leitura

A fim de regularizar a situação de profissionais autônomos em empresas, sobretudo nas de pequeno e médio porte, a solução mais utilizada pelos setores de RH é a contratação de profissionais autônomos conhecidos como MEI.
Mas afinal, o que é MEI?
O MEI, ou Microempreendedor Individual, é a pessoa que trabalha por conta própria e se legaliza como pequeno empresário, visando atuar nas mais diversas áreas existentes no Brasil com um CNPJ de baixo custo.
Quais os benefícios da contratação de MEI pelas empresas?
Com a contratação de profissionais que atuam como Microempreendedores Individuais, o empresário consegue gerenciar sua empresa sem preocupar-se com gastos trabalhistas, uma vez que o empresário individual atua de forma autônoma, não registrada em CLT e recebe como contrapartida um pagamento compatível com o trabalho realizado.
Após essas explicações, é possível entender a imensa vantagem auferida pelos empresários ao realizar esse tipo de contrato com prestadores de serviço. Mas a questão é: será mesmo que a sua empresa está resguardada juridicamente apenas por ter um contrato simples de prestação de serviços com MEI?
A partir desse pontos, muitas dúvidas surgem, como por exemplo: posso contratar qualquer pessoa nessa modalidade? Posso exigir a prestação de serviço nos moldes que eu quero? Posso cobrar o prestador de serviço hierarquicamente? Posso cobrar cumprimento de horário ao meu colaborador?
Todas essas questões surgem a partir de um medo muito comum:
O MEI PODE EXIGIR DIREITOS TRABALHISTAS?
Essa é a maior dúvida das empresas de pequeno e médio porte que buscam nosso escritório, visando eliminar a possibilidade.
E a resposta para essa questão é pouco apreciada pelos clientes: DEPENDE!
Depende do contrato formalizado entre as partes, depende da forma de atuação dos seus colaboradores e da forma de gerenciamento da sua empresa.
Vamos explicar melhor para que consiga entender os riscos que sua empresa corre:
Quando um profissional autônomo registrado como MEI inicia suas atividades em uma empresa é necessário que ele assine um CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
Esse contrato é a peça-chave para que você consiga proteger sua empresa! Um contrato bem formulado, bem fechado, sem brechas e com viés jurídico é mais que suficiente para proteger SUA EMPRESA da temida "FALÊNCIA TRABALHISTA", que é o que ocorre quando uma empresa é aterrada com processos trabalhistas e é levada à falência por ações trabalhistas, em sua maioria por falta de conhecimento da lei.
"Será que um modelo de contrato obtido no Google é capaz de me proteger?"
Para responder essa pergunta, é necessário que você se pergunte: "será que o modelo de contato que obtive no Google analisou a situação da minha empresa, dos meus colaboradores e as peculiaridades das funções exercidas por eles?"
Se a resposta para essa segunda pergunta for "NÃO", automaticamente a primeira também será negativa!
Um contrato personalizado e desenvolvido a partir das características do seu negócio, acompanhado de uma orientação preventiva é a melhor solução.
A premissa maior continua a mesma: a economia de hoje pode ser a falência de amanhã.
Quer entender um pouco mais da importância de um CONTRATO bem formulado e das peculiaridades do trabalhador MEI?
Fale agora com um advogado.
BD Advocacia & Consultoria Jurídica
Bruna Oliveira Duarte | Advogada pós-graduada em Direito do Trabalho e Direito Constitucional.
(31) 99060-4567 | brunaduarte@odadvocacia.com
Utilize a câmera de seu celular para ter acesso rápido ao WhatsApp:

Comments